No distrito de Lichinga, província de Niassa, o plataforma Mobilize realizou uma formação destinada aos utentes dos serviços básicos. O evento contou com a presença de 60 participantes, incluindo membros de comités, jovens das Incubadoras Cívicas, representantes da sociedade civil e líderes comunitários.
A formação iniciou-se com uma dinâmica de explicação sobre o funcionamento dos comités a nível dos bairros e a verificação de se estes respeitam a inclusão de jovens e pessoas com deficiência. Em seguida, foram abordados conceitos sobre a prestação de serviços e o comportamento esperado dos utentes perante os prestadores de serviços públicos, visando minimizar problemas nos serviços prestados.
Muitos participantes responderam que os comités não são inclusivos e que a falha ocorre durante a constituição dos próprios comités, onde a selecção é feita exclusivamente pela liderança comunitária.
Após a discussão em grupos, os representantes dos comités mostraram-se disponíveis para incluir jovens e pessoas com deficiência. Esta inclusão permitirá que estes grupos expressem, na primeira pessoa, as suas preocupações e interesses, contribuindo para a elaboração de um plano de acção que comece na unidade sanitária, como seguimento da formação, e ajude a melhorar a qualidade dos serviços prestados.