A Plataforma Mobilize realizou uma capacitação para prestadores de serviços básicos no distrito de Lichinga, na província de Niassa, com o objectivo de formar os prestadores sobre os seus direitos e deveres na prestação desses serviços. O evento contou com a participação de 23 pessoas, sendo 11 homens e 12 mulheres.
Estiveram presentes representantes de diversos sectores, incluindo Educação, Saúde, SDPI, SDAE, SD, liderança comunitária e presidentes dos Comités de Saúde.
A capacitação começou com uma dinâmica de conhecimento e entendimento da prestação dos serviços, onde os prestadores discutiram os serviços oferecidos a pessoas com deficiência no distrito de Lichinga. Sectores chave como Educação, Saúde e Infra-estrutura, especialmente Saúde e Educação, foram destacados. Os participantes abordaram problemas como o mau atendimento no sector da saúde e a falta de técnicos e professores capacitados, apontados como obstáculos para um melhor atendimento à comunidade.
Após estas intervenções, os prestadores perceberam que estes sectores enfrentam grandes dificuldades devido à falta de habilidades interpessoais dos colegas na relação com a comunidade, levando a uma dificuldade de interacção entre os utentes e os prestadores de serviços públicos.
Durante a capacitação, foi sugerido que esta formação seja realizada nos locais onde as actividades diárias ocorrem, para que a própria comunidade compreenda a importância de denunciar maus atendimentos. Também foi proposto que, após a formação, se realizem visitas e palestras em escolas, centros de formação, hospitais e centros de saúde nas comunidades para discutir os problemas causados pelos prestadores de serviços básicos.
Os prestadores pediram ao governo que invista mais na formação de pessoas qualificadas para lidar com pessoas com deficiência em escolas, centros de saúde e hospitais, garantindo um atendimento mais inclusivo. Os pontos abordados na capacitação foram:
• Direitos e deveres dos utentes dos serviços públicos
• Direitos Humanos
• Deveres dos prestadores de serviços públicos
• Direitos dos utentes dos serviços públicos
• Direitos do cidadão
• Perfil dos utentes dos serviços básicos
• Pessoas com deficiência.
Todos os prestadores comprometeram-se a disseminar o conhecimento adquirido nas suas áreas de actuação.